sábado, 28 de julho de 2012

Umbuzeiro


Nome popular:  umbuzeiro, imbuzeiro

Nome científico: Spondias tuberosa

Classificação taxonômica:

Reino: Plantae

Filo: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Regiões de existência: Caatinga, região do Agreste, Cariris Velhos

Morfofisiológicas: O umbuzeiro é uma árvore de pequeno porte em torno de 6m de altura, de tronco curto, esparramada, copa em forma de guarda-chuva com diâmetro de 10 a 15m projetando sombra densa sobre o solo. Suas raízes superficiais exploram 1m de profundidade, possuem um órgão (estrutura) - túbera ou batata. O caule, com casca cor cinza, tem ramos novos lisos e ramos velhos com ritidomas (casca externa morta que se destaca); as folhas são verdes, alternas, compostas, imparipenadas, as flores são brancas, perfumadas, melíficas, agrupadas em panícula de 10-15cm de comprimento. O fruto - umbu ou imbu - é uma drupa, com diâmetro médio 3,0cm, peso entre 10-20 gramas, forma arredondada a ovalada, é constituído por casca (22%), polpa (68%) e caroço (10%).

Utilidades: Suas folhas e frutos são utilizadas como alimento para animais e humanos, sendo que esse último pode ser transforado industrialmente em polpa de fruta, doces, pastas, etc.  A raiz da planta é  túbera, chamada de batata-de-umbu é coméstivel. Também a água dessa batata é utiizada em medicina caseira como vermífugo e antidiarréica.A casca do caule é utilizada como remédio.




Links relacionados: http://www.seagri.ba.gov.br/revista/rev_1198/umbu.htm
Fonte da foto: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHEFzcbmIq-mvGfixK_f-hLHC7tREhwo3X0IrzT2MCe45GxU5wPYY1lQphdHEJzdtzsvVxGHH_6JIu6k5OEyIV5Z3o_QvbZrU1bfDHJ_H5wvVOTTu79CrFKWUQMrtVVKop6lw6NT07q2c/s1600/umbuzeiro.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário