sábado, 28 de julho de 2012

Mangabeira

Nome popular: Mangabeira

Nome científico: Hancornia speciosa.

Regiões de existência: cerrado, caatinga, litoral nordestino, tabuleiros arenosos e chapadas

Classificação taxonômica:

Reino: Plantae

Filo ou Divisão: Magnoliophyta (Angiospermae)

Classe: Magnoliopdida (Dicotiledonae)

Características: Árvore hermafrodita de porte médio (entre 4 a 7 metros de altura), dotada de copa arredondada (4 a 6 metros de diâmetro); tronco tortuoso, bastante ramificado, áspero; ramos lisos, avermelhados; látex branco abundante. Folhas opostas, lanceoladas, simples, pecioladas, glabras nas duas faces, brilhantes, coriáceas, de 7 – 10 cm de comprimento por 3 – 4 cm de largura, coloração avermelhada quando novas e ao caírem. Inflorescência com cerca de 1 a 7 flores perfumadas de cor branca. Fruto baga globosa, glabra, com polpa carnosa e comestível, contendo muitas sementes; pode pesar de 30 a 260 g.

Utilidades: São comestíveis e utilizados na fabricação de sucos, sovertes, doces e bebidas vinosas. A madeira é empregada apenas para caixotaria e para lenha e carvão. Na medicina popular, o chá da folha é usado para cólica menstrual e o decocto da raiz é usado junto com o quiabinho para tratar luxações e hipertensão. A árvore é melífera e ornamental.




Links relacionados: http://www.biojornal.blogger.com.br/mangabeira.jpg


Fonte da foto: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU-8TpZANMqvBvFz4JtzZ_TNgfzoUSGvvkr9b0A4WdH5UEJ169r_HxAlWL0guW5XK3Tww6mBYDNhJFBCreiZh0xNoHOrdkZ3wuThwGdnXruPSrVEEyb9yd3pXcbjNhQPoumvpXGlOnamGU/s1600/mangaba.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário